HOME - POLICIAL - ESPORTES - NOSSA CIDADE - EVENTOS - CLASSIFICADOS - GERAL

sábado, 22 de outubro de 2011

JOGOS PAN-AMERICANOS: Brasil vence Cuba e garante o título

RIO DE JANEIRO, 20.10.11 – A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou o tetracampeonato pan-americano (59, 63, 99 e 11), nesta QUINTA-FEIRA (20.10), ao vencer Cuba por 3 sets a 2 (25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10), em 2h de partida, no Avila Camacho Pan-American Volleyball Complex, em Guadalajara, no México. A decisão foi uma reedição da última final dos Jogos Pan-Americanos, vencida pelas cubanas por 3 sets a 2, no Rio de Janeiro, em 2007.

O time verde e amarelo foi campeão invicto. Foram cinco jogos e cinco vitórias. O título pan-americano foi uma conquista inédita para as 12 jogadoras que participaram do torneio e para o técnico José Roberto Guimarães. A campanha brasileira foi marcada pela superação. Na partida de estreia, a ponteira Jaqueline sofreu uma fratura na coluna cervical e desfalcou o Brasil ao longo da competição.

Na disputa da medalha de bronze, os Estados Unidos venceram a República Dominicana por 3 sets a 1 (23/25, 25/16, 25/20 e 25/21).

A ponteira Mari foi a maior pontuadora do Brasil na partida, com 16 pontos (12 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). Sheilla também teve uma boa atuação com 15 pontos. Pelo lado de Cuba, o destaque foi a atacante Palacios, com 20 acertos.

A líbero Fabi dedicou o título para três companheiras da seleção brasileira. “Nós não fizemos uma partida brilhante, mas colocamos os corações dentro da quadra. Sempre que vestimos a camisa do Brasil e, por sermos as atuais campeãs olímpicas, temos que lidar com muita pressão. Essa vitória é uma homenagem a Jaqueline, a Natália e a Sassá”, disse a jogadora, que durante a cerimônia de premiação vestiu a camisa da ponteira Jaqueline.

O treinador José Roberto Guimarães ressaltou a importância do título. “Ganhar a medalha de ouro é importante para o nosso país e para essa geração. Foi um jogo duro contra uma equipe cubana que se apresentou muito bem. Cuba tem um time jovem que vai crescer até os Jogos Olímpicos. O fator mais importante desta conquista foi ter sido a vitória de uma equipe”, afirmou o técnico.